sábado, 8 de dezembro de 2012

O Povo Tembé

Turma de Professores Indíos
O Tembé pertence ao troco linguístico Tupi-Guarani, grande parte das tribos indígenas que habitavam no litoral brasileiro pertence essa língua.
 Desde quando a primeira caravela chegou ao Brasil nós povos indígenas lutamos para defender nossas terras dos invasores, no início os invasores eram portugueses que queriam as terras, ainda hoje são os fazendeiros, os comerciantes de madeira e os garimpeiros que em busca de riquezas destroem as florestas, envenenam os rios e levam doenças para as nações indígenas.
  Queremos  mostrar a diversidade cultural do povo Tembés.
“Os “Tembé são também conhecidos como Tenetehara que significa, “Somos os seres humanos verdadeiros” e Tembé” Donos do cocar” tanto para os próprios índios quanto na literatura cientifica atualmente a denominação Tembé.
Os Tembés estão situados no Em varias aldeias a 170 km do município de Paragominas , Capitão Poço, Santa Maria do Pará e Tomé-Açu.
A principal atividade de subsistência dos Tembé é a lavoura, como a plantação de: Macaxeira, milho, arroz, abobora, feijão, cará, gergelim, amendoim e melancia.
No mês de Maio a Novembro são feitas as queimadas, coivadas e limpezas nas áreas destinadas a plantação, e nos meses de  Novembro e Fevereiro são feito o plantio e as capinas.
 Os Tembés também usam pintura corporal e o cocar como enfeites nas festas e rituais
Festa da Menina Moça  ou Rito do Moqueado
Acontece na mesma epóca da festa do milho, é realizada depois que a menina tem a primeira mestruação é feito todo um ritual, pois as meninas deixaram de ser apenas meninas e passaram a ser mulheres, ja assim visando o casamento , o principal atrativo dessa festa é o Moqueado é um bolo feito carne  e massa de mandioca. O moqueado é entregue as meninas durante a festa e após elas comerem são consideradas mulheres.
Educação
 A educação Tembé é bem interessante, os pequenos indios conhecidos em algumas tribos como curumins, aprendem desde cedo e de forma pratica costumam observar os adultos como fazem e depois são treinados a fazer. Quando o pai vai caçar costuma levar o filho para que possa aprender, a educação Tembé é vinculada a realidade da vida da aldeia indigena e aos poucos a educação vem tambem se tornando uma educaçao bilingue,multicultural e diferênciada. 

 

 

7 comentários:

  1. Olá que bom encontrá-lo! Não sei se lembra de mim,fui sua professora no curso de formação de professores lá em Capitão Poço. Tudo bem?

    ResponderExcluir
  2. Informações muito esclarecedoras. Parabéns pelo blog. Eu sou João Rodrigues, professor de Biologia na Escola Manoel Lobato e organizamos um excursão com os alunos do ensino médio,municipio de Primavera_PA para participar da festa do Moqueado,na Aldeia sede, agora em Julho de 2017. Para nós é uma honra podermos oportunizarmos aos nossos alunos um momento tão importante da cultura da cultura de vocês.

    ResponderExcluir
  3. Eu gostei muito, fiz uma pesquisa e tirei nota 10, recebi 5 pontos de geografia e ciências, muito obrigada.

    ResponderExcluir
  4. E me esqueci de falar, muito obrigada por trazer essa cultura, muito obrigada!!!

    ResponderExcluir